Você já ouviu aquela máxima “ O cliente tem sempre razão? ”

Pois bem, você pode até não concordar com esta questão de imediato, mas acredite: eles são os ativos mais valiosos, já que uma empresa não sobrevive sem clientes!

Então, antes de discordar ou argumentar sobre esta questão, todo empreendedor deveria analisar o valor de cada cliente para sua organização e lembrar: sem clientes, sem vendas, sem tutu no seu negócio, e sem tutu…já sabe, tudo é bem mais complicado!

Existem empresas que canalizam todas suas energias em atrair novos clientes, mas esquecem totalmente de considerar maneiras de fidelizar os que já têm. (Claro que, não podemos deixar de falar da importância da prospecção de novos clientes para um negócio, e que todo empreendedor deveria criar o hábito e reservar em sua agenda um espaço de tempo para esta atividade, diariamente).

No entanto, é sabido que além de custar menos manter os já clientes, são estes que trazem maior lucratividade para a empresa.

Além disso, a fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência e continuar por muito tempo no mercado. Independentemente de seu tamanho, pequenas, médias e grandes empresas podem criar estratégias para fidelizar seus clientes, deixá-los satisfeitos e criar seu próprio exército de fãs!

E qual a importância da fidelização de clientes?

– Cliente fiel compra de novo (e como você já deve saber, cliente satisfeito compra duas vezes ou mais) – a pessoa não precisa mais ser convencida, ela já comprovou a qualidade do produto, adquiriu confiança no atendimento e tem conhecimento sobre a marca;

– O marketing boca a boca é o mais eficaz, pois, cliente fiel não recomenda seu produto favorito pensando em receber algo em troca, faz isso simplesmente com um hábito, uma forma de compartilhar algo de valor que encontrou e pode ajudar outros;

– O valor gasto por compra tende a ser maior, além da melhora na frequência das compras, o valor médio gasto por quem trabalha sempre com a mesma marca também costuma ser mais alto.

– Com uma clientela fiel, existe a possibilidade de atingir um patamar, no qual a receita se torna previsível, ou seja, a empresa sabe o quando espera ganhar. Isso é alcançado por meio do estudo da frequência de compra dos clientes, seu ticket médio, a média com que chegarão novos compradores vindos por indicações e o histórico novos negócios por mês.

Veja algumas estratégias de fidelização de clientes que você pode implementar no seu negócio:

  1. O processo de vendas não termina com o fechamento da venda

Pratique o pós-venda e tenha um suporte preocupado em solucionar os problemas de seus clientes na mesma intensidade que seu comercial trata um fechamento de venda, pois a maioria das relações são definidas de acordo com o atendimento recebido quando algo dá errado.

Nesses momentos, é fundamental que os seus atendentes sejam rápidos, amigáveis e dinâmicos o suficiente para resolver o problema do cliente com rapidez.

Além disso, ofereça opções de autoatendimento para casos em que o cliente só quer tirar uma dúvida comum ou relembrar pontos básicos da compra que fez.

  1. Faça o seu máximo desde o inicio

A fidelização começa já no processo de implementação do produto ou serviço, quando o cliente estiver dando os primeiros passos com a solução que acabou de comprar.

Se você tiver um e-commerce, garanta que todo o processo de entrega seja rápido e descomplicado, e já no recebimento o cliente se sinta seguro de que fez uma ótima compra.

  1. Saiba dizer não

O segredo para a satisfação e o sucesso do cliente não está em dizer sim para cada sugestão ou pedido que ele fizer. Pelo contrário, saber quando e como dizer não é crucial.

Nem sempre os recursos que o cliente pede para o produto ou as soluções apontadas por ele são os mais eficazes. É seu papel entender como servi-lo da melhor forma possível e executar essa visão com clareza.

  1. Agir prontamente com base no feedback recebido

Prestar atenção às críticas construtivas e sugestões dadas aos clientes (sem se esquecer do ponto anterior) é uma ótima forma de deixa-los satisfeitos.

Eles têm uma visão diferente da sua sobre a melhor forma de abordar os problemas, e são de grande ajuda para atacar problemas que a sua equipe talvez nem tenha notado.

Por isso, agir prontamente com base no feedback sempre que essa se mostrar a melhor opção é de grande valor para manter os clientes felizes e fiéis.

A fidelização de clientes é, sem dúvida, um dos assuntos mais importantes para o sucesso da sua empresa. Por isso, não deixe de colocar em prática as estratégias mostradas aqui. Faça o máximo para oferecer uma experiência fantástica aos seus clientes, e eles continuarão comprando, e divulgando seu nome positivamente!

Veja mais sobre este tema no site https://marketingdeconteudo.com/fidelizacao-de-clientes.