A importância dos profissionais de TI para as empresas

Primeiramente, antes de falar sobre os profissionais de TI, você sabe definir o que é a Tecnologia da Informação? É certamente importante ter uma pequena noção da dimensão que a TI possui.

Atualmente, a Tecnologia da Informação está quase que onipresente na vida das pessoas, sobretudo de quem mora na cidade e convive em ambientes organizacionais/empresariais.

Como isso é possível? A TI está muito além de ser apenas ‘’os computadores e seus sistemas’’. A Tecnologia da Informação é o alicerce do funcionamento de todo negócio.

Todo reflexo externo que vemos é consequente de uma estrutura de TI por trás, possibilitando que as coisas aconteçam.

Atividades e soluções da TI

Dentre as milhares de atividades fornecidas pelos profissionais de TI, as principais envolvem banco de dados, redes, hardwares e softwares.

O objetivo é conceder informações, análises e, consequentemente, o gerenciamento dessas informações. A Tecnologia da Informação surgiu para auxiliar na operação de informações.

Falando desta forma, parece simples, não parece? Agora, imagine o número de informações que temos disponíveis nos dias de hoje. Imagine esse número aumentando mais e mais a cada dia.

Se fosse depender de espaço físico para operar todas essas informações, como as bibliotecas, isso seria impossível. Imagine o trabalhão que seria para acessar, atualizar, apagar, etc.

Hoje, tudo isso pode ser reduzido a uma máquina num pequeno espaço físico e pode ser operado rapidamente.

Para lidar com tudo isso, precisamos dos profissionais de TI.

Como os cargos dos profissionais de TI podem me ajudar?

Nos dias de hoje, a TI está além de lidar apenas com informações, não é à toa que oscargos de TI costumam estar entre os mais bem remunerados no mercado. Com isso, a demanda de profissionais de TI aumenta junto com suas áreas de atuação.

A TI é uma das áreas com maior número de cargos, e por esse motivo, selecionamos a dedo alguns deles para lhe mostrar como eles ajudam. Vamos conferir?

1 – Programador:

Atualmente, esse profissional de TI é um dos mais procurados no mercado, há muita oferta para essa função.

Apesar disso, não significa que somente quem fez grandes cursos consiga ingressar nesse papel. Muitos bons programadores atingiram a perfeição estudando e praticando de forma autodidata.

Mas fique atento: Aprender tudo sozinho nem sempre é uma boa ideia. É necessário estar sempre se atualizando e trocando conhecimentos, ideias e experiências com parceiros. Afinal, o que sabemos no dia de hoje pode(e provavelmente vai) ser ultrapassado no dia de amanhã.

O programador é o profissional de TI responsável por projetar, codificar, testar e documentar programas de computador. Ele é o responsável por criar aquelas sequências de instruções para o computador executar.

É uma função muito difícil, pois é preciso dominar as linguagens da programação. Para isso, é necessário conhecimentos matemáticos e lógicos de programação.

Exemplo de programador: Hacker.

Sim, os hackers. Eles conseguem entrar em sites e burlar códigos porque são capazes de codificar e decodificar programas.

Hoje em dia, o programador não está limitado a codificar e “descodificar” dados. Exige-se até mesmo que tenha noções de administração e desenvolvimento de sistemas. Não disse acima que a TI está quase que onipresente na vida das pessoas?

2 – Suporte Técnico:

Esses profissionais de TI administram o ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica e oferecem soluções para esses ambientes, além de pesquisar tecnologias em informática.

Os técnicos não precisam se limitarem a apenas terem cursos. É recomendado que esse profissional tenha algumas características específicas em seu perfil, como por exemplo, ser uma pessoa paciente, que tenha vontade de ensinar e que seja pesquisador.

Fique atento: A saúde desse profissional está em risco, pois pode estar exposto aos efeitos da radiação proveniente de monitores de computadores.

3 – Analista de Segurança:

O Analista de Segurança é o responsável pela segurança de rede, o que inclui equipamentos, sistemas operacionais(tanto de servidores, como de clientes) e também de programas.

Para exercer as principais funções de um Analista de Segurança, são necessários os seguintes conhecimentos:

  • Ferramentas de monitoramento de tráfego de rede;
  • Configuração de firewalls e configuração da segurança de rede;
  • Protocolos de inter-redes e protocolo TCP/IP;
  • No decorrer deste artigo, ficou evidente a importância de se atualizar e que é fundamental para TODOS os profissionais de TI. Com o Analista de segurança não seria diferente. Esse profissional precisa estar atento a novas técnicas de invasão, novos bugs, entre outros.

Ser um Analista de Segurança requer curso superior em ciência da computação, informática ou engenharia da computação.

4 – Administrador de Banco de Dados(DBA):

O Administrador de Banco de Dados, ou DBA(Database Administrator) é mais um que está em alta e crescendo no mercado. Não cuidar bem da administração de dados pode levar à falência, por esse motivo, cada vez mais as empresas investem nesses profissionais e em tecnologias derivadas dessa área.

Esse profissional de TI é responsável pela administração de toda uma base de dados, possuindo acesso a informações confidenciais da empresa. Por isso, deve garantir a segurança dessas informações e ter muito cuidado com seu management.

Sua maior ocupação é a administração desses bancos de dados(físicos) e todo seu conteúdo, o que inclui instalações, configurações, atualizações, entre outros. Além disso, oAdministrador de Banco de Dados participa de questões de distribuição, processamento e armazenamento nos projetos físicos.

Porém, o DBA não pára na administração, ele também é responsável pela qualidade de softwares. Para garantir a qualidade desses softwares, o Database Administrator precisa conhecer(e, como dito acima, se atualizar) as tecnologias que serão mais úteis para atender as necessidades dos projetos que serão executados.

5 – Especialista em Nuvem(Cloud Computing):

Cloud Computing deixou de ser uma tendência e já é uma realidade que chegou forte no mercado. Por isso, também é uma área que está em alta no mercado e vai te ajudar muito.

Essa tecnologia está se tornando peça obrigatória em todo ambiente empresarial, pois é benéfica em todos os sentidos, seja em custos, estrutura, praticidade, etc.

Saiba sobre Nuvem(Cloud Computing) acessando este link e veja como pode te ajudar.Leitura obrigatória para quem quer se atualizar. Afinal, em todas as áreas nós mencionamos a importância de se atualizar, não é? Vai ficar para trás?

Conclusão

Em suma, analisando um pouco a respeito de apenas 5 cargos dentro da TI, já foi possível identificar a importância desses profissionais e o tanto que eles podem contribuir para estrutura, organização e crescimento de qualquer empresa.

Pudemos certamente notar também que é imprescindível se manter atualizado. Investir em TI é como investir em desempenho e crescimento, acompanhar o mercado e investir no futuro.

19 de Outubro: Parabéns a todos os Profissionais de TI!

Fonte: BigBusters

Veja mais!