Recentemente temos visto muitas empresas (em maior número as pequenas e médias) fechando suas portas, devido à
condição atual do país.
Mas qual seria o real motivo desse cenário?
O que vemos comumente, são empresários imediatistas, agindo por impulso e sem planejamento.
Pessoas que pensam no agora, ou no final de semana, ou somente até o próximo feriado.
Fazem compras sem planejamento e acabam ficando com estoque parado (estoque parado é dinheiro parado!)
É preciso planejar a longo prazo!!


O planejamento estratégico ( por mais que deixe muita gente de cabelo em pé!) permite o desenvolvimento de tarefas e ações maiores e organizadas, em direção ao objetivo
principal da empresa.
A primeira etapa, é saber o ciclo da sua empresa. Geralmente as indústrias fazem planejanento para ciclos entre 02 e 05 anos.
Já empresas de tecnologia, tem uma necessidade de fazê-lo e revê-lo na mesma velocidade que acontecem as grandes inovações.
O segundo passo, é reunir as pessoas que tomam decisão dentro da empresa, e discutir (é sempre bom contar com um mediador imparcial, para garantir que todos sejam ouvidos!) as idéias,
caminhos e o que impede a empresa de crescer.
Após essa definição, é preciso estabelecer indicadores, para avaliar se a empresa “está no rumo certo” para realizar tais ações.
Lembrando que, o planejamento estratégico pode e deve ser alterado, caso o objetivo fique mais distante de ser alcançado pelo primeiro caminho definido.
Mas que tudo seja feito e pensado de forma ordenada, para evitar com que tudo se perca.


Existem empresas que ministram cursos sobre o assunto, como por exemplo o Sebrae.
Segue o link abaixo:
https://goo.gl/o8bS6b